quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Gênese

Deus na tradição da bíblia hebraica não criou Eva da costela de Adão; ou melhor, não somente. Se lemos o versículo 27 do Gênesis 1, vemos que "Deus os criou, homem e mulher os criou". O primeiro "homem" era um Adão-homem e Adão-mulher.

Apenas no Gênesis 2 Deus cria novamente uma mulher da costela de um "Adam" puramente homem. São narrativas conflitivas, parece-me.

Prefiro a primeira, que não torna Eva uma dependente da carne adâmica; ademais, preserva a dotação divina da verve e apetite intelectual da mulher: Eva preserva de Deus a dotação do intelecto em sua imensa curiosidade.

Muitas mulheres bíblicas possuem uma imensa sensualidade e transgressão, combinadas com uma imensa sede pelo pensar. Poderíamos dizer que isto é preservado de Lilith, um demônio feminino talmúdico; prefiro pensar que provém da primeira Eva, da parte mulher do humano, criado diretamente por Deus - e realçando o que há de mais íntimo em nossa condição: se há uma ação tipicamente feminina, este verbo-ação é firmeza, é o lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário